Outubro pela saúde mental
- Lorraine dos Santos Braz
- 2 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Dia 10 de 0utubro é considerado o dia da saúde mental essa data foi celebrada pela primeira vez em 1992 é um dia internacional para a educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma sócial.
O dia foi celebrado por iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter, o dia mundial da Saúde Mental é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da conscientização sobre questões de saúde mental, usando seus fortes relacionamentos com os ministérios da saúde e organizações da sociedade civil em todo o mundo.
Saúde x saúde mental
A saúde é entendida segundo a OMS como, completo estado de bem-estar físico mental e social e não meramente a ausência de doença, enquanto o termo saúde mental é utilizado para descrever a qualidade cognitiva e emocional de um indivíduo ou, ainda, para designar a inexistência de algum transtorno mental.
Ainda hoje em dia existe estigma relacionado à saúde mental, mesmo que na sociedade já tivemos grandes avanços na ciência e na cultura. Apesar disso, ainda não dá para dizer que não existe desentendimento, preconceito e até violência contra pessoas que convivem com alguma questão de saúde mental. A verdade é que a saúde mental ainda é um tabu.
Há tempo que pessoas que sofrem de transtorno mentais vem sofrendo com preconceitos e são tratadas de maneira terrível, as pessoas com depressão, autismo, esquizofrenia e outros transtornos eram muitas vezes aprisionadas e torturadas no passado.
• Na Idade Média, doenças mentais eram vista como punição divina, e aqueles que sofriam com elas estariam possuídas, e poderiam ser queimadas ou presas em manicômios e amarradas com correntes. Somente durante o período de iluminismo essa visão começou a mudar e foram criadas instituições para ajudar aqueles que sofrem com esse tipo de doença.
A questão é que nunca houve um momento na cultura na qual pessoas com transtornos mentais foram percebidas socialmente exatamente da mesma forma que pessoas que não tem. Uma pesquisa com pessoas de 27 países apontou que quase 50% das pessoas com esquizofrenia reportaram que foram discriminadas em relações pessoais. Até 3 delas anteciparam que sofreriam discriminação ao aplicar para um trabalho ou em uma relação íntima. Então é visto que até os dias de hoje, apesar de todas as melhorias, ainda existe um tabu enorme rodeando o tema de saúde mental. Por isso que menos da metade das pessoas que são afetadas não se sentem confiantes para falarem abertamente sobre suas questões. Isso, claro, torna os problemas ainda mais graves. Existe um conjunto de fatores que faz esse tabu acontecer ainda, mas uma forma de quebrar o tabu é falar abertamente sobre saúde mental e se educar e educar os outros sobre saúde mental.
O que são transtorno mentais?
Os transtornos psicológicos, são síndromes caracterizadas por mudanças comportamental do indivíduo como: •Mudanças de humor;
•Dificuldade de raciocínio;
•Concentração;
•Problemas para conviver com outras pessoas; •Expressar ideias com coerência. Os tipos mais comuns de transtornos psicológicos são: •Depressão; •Transtorno bipolar; •Transtorno do déficit de atenção; •Esquizofrenia; •Transtorno obsessivo-compulsivo; •Autismo; •Estresse pós-traumático. Visão monista do homem e o papel do ambiente
No monismo o homem é constituído por uma única substância que é seu comportamento, que é um fenômeno natural acessível a análise científica, pois o organismo opera como um todo e interage com o ambiente mudando o contexto e sendo mudado em sua totalidade pelas consequências produzidas do seu comporta-se.
Pois um behaviorista radical, afirma o que importa não é o que “tem dentro” da pessoa, mas o que determina o que “tem dentro” é o ambiente. Por ambiente, entende-se o que é externo ao comportamento a ser analisado. Coloca o papel do ambiente como determinante no comportamento humano não implica afirmar que o organismo apenas reage passivamente ao mundo, tal como um ser autômato, mas pelo contrário, o modelo de Skinner deve ser caracterizado como interacionista, com influências mútuas entre comportamento e ambiente.
Ligação entre o sistema imunológico e a saúde mental
A Psiconeuroimunologia é o campo que dedica-se a estudar as ligações entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico.
A hipótese base deste modelo diz que estressores psicossociais diminuem a eficiência do sistema imunológico, aumentando, a capacidade da pessoa adquirir risco de uma doença.
Dessa forma, diante de uma ameaça biológica, a imunocompetência (capacidade do sistema imunológico proteger o corpo), estará relacionada com fatores psicossociais que afetam o sistema imunológico, entre eles: os estados emocionais e o tipo e a intensidade de estresse que a pessoa está a enfrentar.
Vários estudos nesta área apontam que os níveis de estresse e a presença de humor deprimido, afetam a resposta do sistema imunológico visto que podem impactar na produção de anticorpos, por exemplo.
7- Dicas para manter sua saúde mental
Viva em um ambiente estável;
Afaste-se de relacionamentos tóxicos;
Cuidado com alimentação;
Pratique atividade física;
Priorize o sono;
Escreva um diário;
Busque ajuda de um psicólogo.
Comments