top of page

Fobias Natalinas

Atualizado: 25 de dez. de 2021


O Natal é associado à alegria, troca de presentes e a família reunida em uma mesa farta de comida, mas para algumas pessoas, as festas de fim de ano vêm acompanhadas de momentos aversivo, apesar de ainda não serem oficialmente reconhecidas pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e nem por associações de psicologia como a APA, essas fobias são reais.

As fobias de Natal não manifestam somente no Natal, mas sim a toda a festividade envolvente, as pessoas que possui se sentem ansiosas ao ver decorações de Natal, ouvir músicas natalinas ou ver filmes de natal e tudo o que possa relacionar à festividade.

Existem casos mais leves desta em que as pessoas apenas apresentam uma ligeira ansiedade perante os fatores festivos apresentado anteriormente; ou então tratarem-se de casos mais graves e raros, em que a pessoa sofre de forma mais severa perante esta data, podendo mesmo sofrer de ataques pânicos.

A fobia do natal pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, não distinguindo gêneros.


Noelfobia


Outra fobia relacionada ao Natal é o medo do papai Noel muito comum na infância, mas também atinge os adultos, as pessoas que sentem medo do papai Noel começam a sentir uma maior ansiedade quando está de frente a figura representativa do Natal, sendo esta mais comum do que a apresentada anteriormente. Algumas pessoas sofrem de angústia ao se aproximarem de alguém que esteja representando a figura natalina, podendo mesmo ficarem apavoradas com barbas brancas ou roupa vermelha.

O medo extremo do papai Noel é chamada de Noelfobia é o termo popularmente utilizado para definir o medo que as crianças e adultos têm do homem de vermelho. Medo esse que pode ter surgido, ainda, na infância e não tido os cuidados adequado permanecendo ao longo da vida.


Causas e Tratamento


Existem alguns fatores podem propiciar o fato de adultos terem medo de papai Noel como uma experiência aversiva relacionada ao papai Noel como ser assaltado com alguém de roupa do papai ou Noel ou barulho de fogos quando chegou perto do bom velhinho entre outras situações aversivas. Está como todas as outras fobias precisam ser avaliada e tratado por um profissional adequado.

Se conhece alguém que sofre de algo parecido ou você se sinta desta forma busque ajuda de um psicólogo.

 
 
 

Comments


bottom of page